15 praias que tem (mesmo) de visitar no município de Lagoa, Algarve!

by Viagensa4
Partilhas
As 15 praias de Lagoa…

Adoramos praia e o Algarve, logo esta combinação é perfeita para nós. A zona de Lagoa tem a orla costeira mais fantástica que conhecemos no Algarve, são 17 km que certamente satisfazem até os viajantes mais experientes, e com umas praias de sonho!

Já tínhamos percorrido a costa através do trilho dos “7 Vales suspensos”, como podem ver aqui. Desta vez partimos literalmente para dentro de água em colaboração com a Câmara Municipal de Lagoa e o Monte Santo Resort e foi excecional!

Este troço impar da costa Algarvia é composto por um número infindável de arribas, grutas, promontórios e praias de areia fina e águas cristalinas.

Por entre a vegetação mediterrânica que cobre a crista das arribas, o alecrim, tomilho e outras ervas aromáticas perfumam o ambiente. Pelas arribas também se encontram as orquídeas mediterrânicas como a Erva Abelha, ou espécies como o Carrasco ou Palmeira Anã.

15 Praias que tem mesmo de visitar!
PRAIA GRANDE

Fica localizada no troço final do estuário do rio Arade, o areal encontra-se protegido por dois molhes.

Na zona norte da praia ergue-se o Forte de S. João do Arade, estrutura que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, garantia a defesa do estuário perante as investidas da pirataria.

Fica localizada na pitoresca Vila de Ferragudo que merece uma visita!

PRAIA DO PINTADINHO

Localizada a norte da Ponta do Altar, o seu areal encontra-se enquadrado por uma densa mancha de vegetação mediterrânica.

Esta praia, que marca a embocadura natural do rio Arade, é rodeada por arribas da cor do barro, onde são bem visíveis os fósseis marinhos que constituem a matriz da rocha calcária, formando esculturas naturais que a erosão marinha talhou ao longo das eras geológicas.

Do pintadinho conseguem-se avistar os molhes da foz do rio, a marina e a cidade de Portimão.

PRAIA DOS CANEIROS

A típica praia do Concelho de Lagoa (entre arribas), a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinhaga, apenas separadas por um pequeno promontório.

Impressionam as arribas de tons de ocre e rosado, é de fácil acesso desde Ferragudo ou Carvoeiro.

PRAIA DE CARVOEIRO

Carvoeiro é o centro turístico do Concelho de Lagoa, no entanto a Vila não perdeu o seu encanto natural, parece um vale encantado com as suas casas brancas até ao areal, onde persistem os barcos tradicionais usados na pesca artesanal, mas que agora maioritariamente aguardam turistas ansiosos por conhecer a orla costeira!

Ao longo das arribas, um conjunto de trilhos e miradouros oferece oportunidades de percursos pedonais à descoberta da orla costeira de Lagoa (Trilho dos 7 Vales e Passadiço de Carvoeiro).

PRAIA DE VALE CENTEANES

Arribas imponentes e abruptas enquadram o pequeno mas belo areal.

É em Vale Centeanes que começa o trilho dos 7 vales suspensos que termina na Praia da Marinha.

Conhecida pela sua abundante vida marítima, muitos gostam de mergulhar por ali. Acessível desde o Carvoeiro (5 min, carro).

PRAIA SRA. DA ROCHA

A pequena praia da Sra. Da Rocha é um autêntico porto de abrigo, entrincheirada entre dois promontórios que a protegem de grande parte das intempéries, é por isso o porto de abrigo dos homens e mulheres do mar/navegantes… desde sempre.

Quando o abrigo da pequena baía não era suficiente, a fé era o outro porto dos navegantes que, seguindo um impulso místico ancestral, ergueram no promontório sagrado a pequena ermida de N. Sra. da Rocha.

É um local incontornável para um curto passeio indolente ao promontório e à sua ermida. Dali avistam-se as duas baías – a da Praia Nova e a da Praia da N. Sra. da Rocha.

PRAIA DA COVA REDONDA

Vale a pena descer a longa e estreita escadaria de calçada portuguesa para chegar ao areal.

OK, na volta custa a subir, mas já tivemos a recompensa da fantástica areia, da transparência da água e da tranquilidade que a praia oferece.

PRAIA DE VALE OLIVAL

A última praia do concelho de Lagoa, já na baía de Armação de Pêra.

É nesta zona que as praias de “areia” começam a ganhar expressão, percebe-se uma dramática alteração da topologia.

Um estreito trilho serpenteia através da vegetação e guia-nos até à vizinha Praia dos Beijinhos.

PRAIA DO MOLHE

Pequeno areal que se desenvolve em torno do molhe nascente do rio Arade. O acesso faz-se por uma escadaria íngreme que desce até à praia por mais de trinta metros de parede rochosa alcantilada. É rodeada por arribas calcárias intensamente fissuradas, e cristas revestidas com espécies da flora mediterrânica.

As águas, calmas durante o Verão, convertem-se num local procurado para a prática do surf durante o Inverno. A natureza frágil das arribas torna sensato guardar uma distância de segurança.

PRAIA DO PARAÍSO

Não é fácil chegar ao Paraíso 🙂 . À Praia do Paraíso também não, mas o esforço será largamente recompensado pelo murmurar tranquilo das ondas e pelo cheiro a maresia desta nesga de areal, escondida da agitação da vila de Carvoeiro ali tão perto.

Não vale a pena contar os degraus porque são muitos, mas cada um deles faz-nos aproximar de um local impar.

PRAIA DO CARVALHO

Trata-se de um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade de acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes.

O comportamento inconstante do maciço rochoso aconselha prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às enormes escarpas.

PRAIA DE BENAGIL

A praia, que foi outrora o domínio dos pescadores é, nestes tempos, ocupada sobretudo por banhistas e turistas que procuram conhecer as imensas grutas e visitar o famoso Algar de Benagil, provavelmente um dos locais mais conhecidos e reconhecidos do Algarve 🙂

Na praia assiste-se ao frenesim de entrada e saída de botes, canoas, pranchas de padel surf, quase todos com o mesmo destino, o famoso Algar!

PRAIA DA MARINHA

Não é por acaso que a Praia da Marinha foi galardoada com a Bandeira Dourada e colocada entre as 100 mais belas praias do mundo.

A Natureza excedeu-se neste recanto do Algarve, e forjou um recanto mágico.

Este património natural mereceu a atenção de várias entidades como a Universidade do Algarve, a CCDR-Algarve e o Município de Lagoa para estabelecer um conjunto de percursos subaquáticos de descoberta da natureza.

Existia melhor local para começar o trilho “7 vales suspensos”, não nos parece 🙂

PRAIA DE ALBANDEIRA

Com a praia de Albandeira, o termo recanto ganha um novo significado.

Para lá chegar, temos de percorrer uma estreita estrada que parece já não ser destes tempos, muitas vezes apenas passa um veículo de cada vez, o caminho apela à prudência mas vem com recompensa 🙂

A Praia é mais um tesouro na rica costa de Lagoa.

PRAIA DOS TREMOÇOS

A Praia dos Tremoços ocupa uma pequena baía abrigada, na parte nascente do Concelho de Lagoa.

Um molhe submerso e a alimentação artificial da praia garantem um areal, praticamente inexistente há alguns anos. Apesar de não ser fácil encontrar o acesso, a persistência será largamente recompensada por um dia de praia inesquecível.

PRAIA DOS BEIJINHOS

Chega-se à praia dos Beijinhos a partir da praia do Vale Olival, por uma estreita vereda que serpenteia através da vegetação típica da crista das arribas.

É preciso cuidado para não colocar um pé em falso, mas vale a pena percorrer este trilho pitoresco e contemplar os barrancos e os arcos rochosos.

PRAIAS SELVAGENS

Na orla costeira há mais de 40 praias encastradas nas arribas calcárias, a maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. São as Praias Selvagens de Lagoa. Nelas a natureza excedeu-se na criação de recantos maravilhosos.

Tivemos o privilégio de desembarcar numa dessas praias e foi uma manhã única 🙂

Apoio à Produção:

Fotos |  Canon Portugal

Apoio logístico e documental | Câmara Municipal de Lagoa

Alojamento | Monte Santo Resort

Mobilidade | Honda Portugal

Se gostou deste artigo, partilhe!

Partilhas
0 comment

Também pode gostar