Albufeira, um destino perfeito para famílias bem no centro do Algarve!

by Viagensa4
Partilhas

Já todos sabem que somos fãs do Algarve, a região tem locais perfeitos para férias em família e um dos nossos favoritos é Albufeira, mas muitas vezes recebemos questões do género – será Albufeira um destino para famílias?

Partimos (uma vez mais)  à descoberta da resposta e confirmámos em absoluto o que já pensávamos, encontrámos muito mais que bares e animação noturna, Albufeira é um destino eclético onde não faltam boas praias, tranquilidade, estabelecimentos family friendly e muito espaço, logo concluímos que o destino é obviamente perfeito para famílias!

A zona tem um clima marcadamente mediterrânico, de temperaturas amenas, tanto do ar como da água do mar, que permite desfrutar das suas extensas praias de areia dourada todo o ano, numa excepcional atmosfera para a prática das mais diversas actividades desportivas bem como para a descoberta do seu importante património histórico-cultural.

Albufeira dispõe de uma diversificada oferta turística: alojamento de qualidade, campos de golfe, parques temáticos, parques aquáticos, praias de sonho, natureza, vida noturna, cultura, gastronomia…etc

A zona antiga da cidade!

A zona antiga da cidade remete-nos de imediato para outros tempos. Com o mar ali tão perto, as ruas são íngremes e estreitas, as casas são brancas com arquitetura típica, as pessoas são afáveis e acolhedoras, os cheiros são ricos e cativantes. O que não faltam são razões para dar por bem empregues umas boas horas de passeio por esta zona.

É na zona antiga da cidade que se localizam a maior parte dos pontos de interesse e monumentos da cidade. Exemplo disso é a Praça da República, onde podemos encontrar o Museu de Arqueologia, com a sua colecção da Idade da Pedra, artefactos Romanos, Visigóticos e Mouros, assim como a Igreja Matriz, a Igreja de São Sebastião, que possui um pequeno núcleo museológico, e a Igreja de Santana.

No lado exterior da Praça principal, junto do posto turístico de Albufeira, existe um túnel que atravessa o rochedo e nos conduz até à praia principal da cidade – Praia dos Pescadores.

Foi na Praia dos Pescadores que visitámos o excelente Restaurante A Ruína, um dos locais que não podem perder na vossa visita!

Rua da Oura

Localiza-se a três quilómetros a Oeste da Zona Antiga de Albufeira. É uma área moderna e com características totalmente diferentes da baixa da cidade. Muito movimentada, especialmente na época alta, possui uma vasta oferta de lojas, restaurantes e bares diversos.

A Rua da Oura tem aquele ar de “las Vegas” onde predominam os letreiros luminosos, os slogans de venda e os sons que emanam nos bares e espaços de diversão!

São Rafael, Galé e Lagoa dos Salgados

São Rafael e Castelo são o contraste das outras praias de Albufeira. Neste local sem edifícios e ruas movimentadas, podemos apreciar a beleza natural do concelho. É nesta magnífica parte de Albufeira que podemos descobrir algumas das melhores praias.

Foi por aqui que fizemos uma aula de surf com a Albufeira Surf & SUP e adorámos!

Um pouco mais adiante de São Rafael e Galé, localiza-se a Lagoa dos Salgados, um lugar excelente para os amantes de observação de aves. Consiste numa grande lagoa salobra costeira, protegida do mar pelo grande sistema de dunas adjacentes da Praia Grande. Adoramos caminhar nos extensos passadiços construídos para o efeito, fica a dica!

Olhos de Água

Olhos d’Água é uma pequena vila típica de Pescadores, a 6 quilómetros de Albufeira. Foi denominado assim porque nesta vila existem os chamados olheiros de água doce, que rompem para o mar, criando um raro e lindíssimo fenómeno na areia.

A praia é esplêndida, com falésias revestidas de pinheiros e promontórios rochosos.

Praia da Falésia

A Praia da Falésia é um dos cenários mais bonitos da região Algarvia.

Com mais de 6 quilómetros de areal dourado, alongando-se desde Vilamoura até Olhos d’Água, a Praia da Falésia é uma das praias mais longas de Portugal.

Suportada por falésias decoradas com pinheiros, o acesso à praia é feito pedestremente desde o parque de estacionamento.

A dimensão da praia e o ambiente descontraído do local fazem com que este seja um dos recantos mais pacíficos do Algarve, estando também muito bem provido de campos de golfe de alta qualidade, restaurantes, bares e complexos de alojamento.

Praia de Santa Eulália

Uma zona e praia que gostamos de visitar, a zona encontra-se envolvida pelo verde e fresco do pinhal circundante.

A praia tem um areal amplo, com muitos recantos resultantes das formações rochosas.

É também nesta área que podemos encontrar o Parque Aventura Albufeira, um parque de Arborismo e Paintball perfeito para passar umas horas de aventura, uma atividade diferente e enriquecedora!

Barrocal Algarvio | Albufeira

Sub-região natural do Algarve, localiza-se entre a Serra e o Litoral.

Em termos geológicos, caracteriza-se pela presença de várias elevações calcárias de forma irregular, que raramente ultrapassam os 400 metros de altitude, denominadas barrocos.

Foi nesta zona de partimos à descoberta com a Extremo Ambiente, um passeio de buggy para recordar, sempre!

Existe muito mais Algarve para descobrir.

Onde ficar?

A Herdade dos Salgados em Albufeira, é uma paixão recente, no verão de 2020 visitámos a zona pela primeira vez e ficámos com o hotel Nau Salgados Palace debaixo de olho!

Este ano não nos ia escapar 😊 e assim foi, passámos 4 dias de sonho no Nau Salgados Palace, um dos melhores hotéis no regime de Tudo Incluído em Portugal!

Albufeira é um destino excelente para famílias, palavra de Viagensa4!

Artigo elaborado em colaboração com APAL – Turismo de Albufeira

Se gostou deste artigo, partilhe!

Partilhas
0 comment

Também pode gostar