Aldeia de São Gregório | Paraíso Alentejano em forma de aldeia!

by Viagensa4
Partilhas
Uma Aldeia só nossa!

Os tempos que vivemos confirmam de forma inequívoca a velha expressão “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, tendo esse lema por base, na primeira oportunidade que tivemos rumámos ao nosso Alentejo e à Aldeia de São Gregório!

Amantes do Alentejo, das suas tradições, arquitetura, gastronomia e gentes (não fosse eu alentejano) a oportunidade de ter uma aldeia só para nós, rodeada por vinha, oliveiras centenárias, um vizinho aqui e ali e a Serra D´Ossa como pano de fundo, revelou-se uma tentação à qual foi impossível de resistir.

A Aldeia de São Gregório fica localizada em Rio de Moinhos, concelho de Borba, é composta por cinco casas, as suas ruas, os pátios e uma Ermida (Ermida de São Gregório).

Sentimos de imediato a sensação de chegar a um local único, a traça original e intocada das casas, o azul e vermelho que se estende pelas paredes caiadas de branco, as portas de madeira com os seus postigos generosos, os passarinhos, a vegetação típica… tudo por ali é genuíno e nós gostamos tanto.

Quatro das cinco casas têm capacidade para 5 pessoas, uma delas -mais pequena- é ideal para duas pessoas. Têm em comum o conforto que oferecem, as cozinhas equipadas, o aquecimento central, wifi e as salas com a lareira – ofereceu-nos uns serões únicos em família.

Ficámos na Casa Grande, com 2 quartos e um grande mezanino (um quarto de casal, um com duas camas de solteiro, e uma cama extra de solteiro no mezanino), uma casa de banho com banheira. Não podíamos pedir mais!

Acordar e ter o talego pendurado na porta de casa com pão Alentejano, é outro dos momentos mágicos na Aldeia de São Gregório.

A Aldeia convida ao descanso, à contemplação e à comunhão com a natureza (aquela sensação de não fazer absolutamente nada), mas não se deixem enganar, existem muitas atividades para quem o quiser fazer. Caminhadas sem fim, observação de aves, observação de estrelas, enoturismo, passeios de bicicleta ou até mesmo de balão, e uma caminhada de apenas 150 metros leva-nos até à piscina situada num pequeno monte.

Évora, Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Monsaraz ficam a poucos quilómetros, uma enorme concentração de castelos, muralhas, miradouros, fantástica gastronomia, compras…

Adorámos cada segundo na Aldeia, sabemos que vamos voltar porque o espírito da Aldeia de São Gregório é a partilha, a conversa entre vizinhos, o convívio e as refeições partilhadas, algo a que nos tem sido vedado o acesso, mas que acreditamos que brevemente nos será restituído!

Só mais uma nota, o tempo no Alentejo “dura o dobro”… e é tão bom 😊

Aldeia de São Gregório

Rio de Moinhos – Borba | Alentejo – Portugal

E | aldeiadesaogregorio@gmail.com

Partilhas
0 comment

Também pode gostar