Cervejaria Gazela | O Sr. Américo, (os cachorrinhos da Batalha) e a arte de saber receber!

by Viagensa4
Partilhas
Fazemos parte da “família” Gazela…

Já é tradição em Agosto visitarmos o Porto a dois, sem miúdos nem pressas, sem grandes planos, simplesmente ir descobrindo os novos (e velhos) recantos da cidade. É sobejamente conhecida a arte de saber receber dos Portuenses, quando numa simples comunicação nas redes sociais pedimos um conselho sobre um local para almoçar, as propostas foram muitas, mas existiu uma que chegou de forma insistente e por múltiplos interlocutores, a Cervejaria Gazela e os famosos “cachorrinhos da Batalha” 🙂

Em boa hora aceitámos a sugestão da maioria, porque adorámos o espaço, as pessoas, os funcionários, a comida… e desde esse dia que queríamos lá ir com os miúdos!

Voltámos à Gazela em Outubro (com o Tiago e o Vasco), foi uma experiência memorável e que eles adoraram, não se esquecem do Sr. Américo 🙂

Cervejaria Gazela | Os cachorrinhos da Batalha

Cervejaria Gazela | Viagensa4

A Cervejaria Gazela simboliza muito mais que boa comida, tem uma história de resiliência, crença, generosidade e força de trabalho que nos caracteriza enquanto povo.

Na década de 60 três sócios abriram 3 cervejarias com o nome de animais: Gazela, Impala e Corsa. Destas, só a Gazela permanece aberta desde 1962.

O atual proprietário é o Sr. Américo Pinto, cresceu como funcionário destas três casas tendo-se fixado na Gazela. O Américo, para os clientes / amigos 🙂 cresceu no Douro, numa aldeia com um nome associado a uma história trágica, a aldeia de Queimada (concelho de Armamar).

Era o segundo mais novo de oito irmãos e seguindo o caminho dos irmãos mais velhos, logo após ter concluído o quarto ano de escolaridade, foi para a cidade do Porto, e aos 12/13 anos começa a trabalhar como funcionário na Gazela, estabelecimento do qual hoje é proprietário.

A sua história de vida revela a determinação e a vontade de construir um futuro melhor para si, para sua família e para os que o rodeiam!

É conhecido pela sua maneira afetuosa de receber, pela sua preocupação pelos outros, pela sua resiliência e pela sua generosidade. Estas características são bem evidentes na forma como recebe todos os que entram na Gazela, a nós cativou-nos desde o primeiro segundo!

A Gazela é desde 1962 um marco da cidade do Porto, um dos seus produtos – o Cachorrinho – acabou por tornar-se na sua imagem de marca e também uma iguaria da cidade.

Em fevereiro de 2017 foi destaque no programa “Parts Unknown” onde o famoso Anthony Bourdain provou os cachorrinhos, levando a um aumento exponencial do número de turistas que procuram o espaço, no entanto, bastam poucos minutos no espaço para perceber que muitos dos clientes são quase família, tal é a cumplicidade que existe entre a equipa do Sr. Américo e quem os visita, sentimos que estamos em casa, e isso é o mais importante!

Obviamente que quem trabalha assim arrisca-se a ter sucesso 🙂 em 2018 a Cervejaria Gazela é nomeada para os The World Restaurant Awards na categoria House Special (especialidade da casa), figurando entre os cinco finalistas.

Entre muitas outras distinções, realce para o reconhecimento feito pela cidade do Porto, a inclusão da Cervejaria Gazela no “Porto Tradição”, programa municipal que atribui este estatuto com vista a preservar e salvaguardar estabelecimentos com relevância para o património histórico e das vivências tradicionais da cidade.

Se estão no Porto ou pensam visitar a cidade, não podem perder os Cachorrinhos, Picadinho, Francesinha, Prego em prato, e outras iguarias que por ali podemos encontrar, para nós passou a ser visita obrigatória na cidade, para sempre 🙂

Cervejaria Gazela | Viagensa4

Cervejaria Gazela | Viagensa4

Sr. Américo, até já!

Uma última nota, a Cervejaria Gazela também significa família e tradição, e como Domingo é o dia da família a Gazela está encerrada, algo diferenciador e pouco comum na Restauração, por isso se quiser visitar a Cervejaria Gazela faça-o de segunda a sábado 🙂

Cervejaria Gazela – O Original Cachorrinho

Tv. Cimo de Vila 4 10

4000-171 Porto

Aberto de segunda a sábado – (12H00 – 22H30)

Telefone: 22 205 4869 | 22 112 4981

E-mail – geral@cervejariagazela.pt

Se gostou deste artigo, partilhe!

Partilhas
0 comment

Também pode gostar