Corria o ano de 1947, o Estádio Nacional no Jamor tinha apenas três anos, a atual Ponte 25 de Abril ainda não tinha sequer começado e a inigualável Amália Rodrigues estreava-se no cinema. Era também o ano, em que em plena Avenida da Liberdade nascia a Cervejaria Ribadouro, que nos 75 anos seguintes se assumiria como um dos mais emblemáticos restaurantes da cidade.
São 75 anos a receber e a servir gerações de clientes, numa casa onde o Marisco é o Rei. Preparado pelos experientes Mestres Marisqueiros, onde os deliciosos petiscos e a cerveja fresca sempre pronta a ir para a mesa, tornaram esta casa num ícone de uma das mais emblemáticas zonas da capital numa paragem obrigatória.
A proximidade, o serviço e a boas refeições, ditaram que se tornaria a segunda casa dos artistas e espetadores assíduos do panorama artístico da capital, o Parque Mayer, o Tivoli ou a Cinema S. Jorge, afirmaram a Ribadouro como um local de convívio e diversão sem igual ao longo de décadas, antes e depois dos espetáculos ou ensaios.
“Foram 75 anos de muitas histórias e muitas personagens da vida lisboeta. Portugal é hoje um país completamente diferente, mas o gosto por comer bem mantem-se e esta casa e o seu staff, continuam com a mesma vontade e o mesmo rigor desde a sua origem. A Cervejaria Ribadouro é uma referência em Lisboa há 75 anos e queremos que continue a ser por mais 75, e outros 75 depois desses.” – diz Alberto Mota, Mestre Marisqueiro da Cervejaria Ribadouro.
A Ribadouro é também um espaço que agrada a todos, pequenos e graúdos, amantes de marisco, peixe, carne e sobremesas, um local eclético que faz do saber receber e da frescura de tudo o que serve o seu cartão de visita.






O marisco é o Rei na Cervejaria Ribadouro, seja como petisco ou como uma refeição completa, com uma ampla variedade (lagosta, lavagante, camarão tigre, sapateira, etc.), sempre fresco e preparado com mestria, pelos Mestres Marisqueiros. Mas não só de marisco se faz a Cervejaria, onde o tradicional pica-pau é a companhia perfeita para uma cerveja, o Lombo de Bacalhau à Ribadouro e o Bacalhau à Brás duas populares formas de degustar o fiel amigo dos portugueses e ainda o Bife com molho à Ribadouro, trazido para a mesa na frigideira, numa explosão de sabores tão deliciosos quanto portugueses. E o prego? Ninguém lhe resiste.
Dicas do Mestre Marisqueiro Alberto Mota:
Sapateira
- Não podem ser cozidas vivas, têm de estar em estado “mortiço” (truque – colocar em água tépida)
- Caso seja cozida viva solta as pernas, é um mecanismo de defesa.
- Tempo de cozedura de aproximadamente 12 minutos, mas depende do calibre e número de sapateiras a cozer ao mesmo tempo;
- A lagosta segue os mesmos princípios da sapateira em termos de tempo de cozedura.
- Sapateiras com cor esbranquiçada ou laranja-claro significam que a sapateira não está “cheia”.
- Recheio- picles, maionese e umas gotinhas de vinho madeira.


Para mais dicas sobre este e outros mariscos visitem a Ribadouro!
Cervejaria Ribadouro
Morada: Avenida da Liberdade, 155 – 1245-896 Lisboa
Contactos: 213 549 411 / 936 520 721
www.cervejariaribadouro.pt
cr.lisboa@cervejariaribadouro.pt