Enoteca Cartuxa | Homenagem à gastronomia e arte vitivinícola Alentejana!

by Viagensa4
Partilhas
Enoteca Cartuxa, arte vitivinícola e gastronomia…

Que ninguém fique com dúvidas, Évora é uma das cidades em que melhor se come, esta visita à Enoteca Cartuxa apenas confirmou aquilo que já sabíamos!

Foi o culminar de um fim-de-semana perfeito, que tinha começado com a visita ao excelente Hotel The Noble House!

A Enoteca  situa-se em pleno Centro Histórico de Évora, gerida pela Fundação Eugénio de Almeida, funde na perfeição o património cultural e vitivinícola com o legado da gastronomia Alentejana. Recria o ambiente informal de uma taberna alentejana, trazendo-o para a contemporaneidade através da utilização de materiais nobres e onde predominam o branco das paredes, as madeiras, as caixas de vinho e as mesas para grupos, vermelhas!

Aqui, podemos usufruir de uma autêntica viagem pelos famosos petiscos e pratos alentejanos, harmonizados com o portefólio de vinhos da Adega da Cartuxa (também disponíveis a copo).

O menu é apresentado de uma forma original, apelando à partilha…

Para começar | Queijos e enchidos, onde para além do pão, azeitonas e queijo regional amanteigado, são apresentadas algumas opções de entradas, destacamos o requeijão de ovelha, azeite e alecrim, mas existem muitas mais, todas ótimas!

Quem não arrisca, petisca, composto por uma série de petiscos ótimos para partilhar, nós escolhemos o gaspacho alentejano, a açorda de alho com ovo escalfado e lascas de bacalhau e as lascas de bacalhau, batata palha e ovo frito (carpaccio de bacalhau à alentejana 🙂 ).

Quem não arrisca, tão bem petisca, onde a coragem e estômago começou a faltar, mesmo assim não resistimos a uma bochecha de porco, pimentão da horta, cogumelos e farofa!

Entretanto, é a fase para os realmente corajosos, podemos optar por exemplo por uma caldeirada de garoupa, batata doce e hortelã ou um ensopado de borrego à alentejana, entre muitas outras iguarias, nós já não conseguimos, mas vamos voltar!

Por fim e Sobremesas, não resistimos ao pudim de azeite, salada de laranja, azeitonas e alecrim e às farófias com canela, mas na realidade a nossa vontade era pedir uma de cada, a oferta é vasta e tentadora 🙂

Quanto aos Vinhos, optámos pelo fantástico Tapada do Chaves de 2017 e o Scala Coeli, ambos a copo e que nos acompanharam por esta viagem gastronómica.

No final ainda podemos visitar a loja da Enoteca, onde encontramos os azeites do Lagar Cartuxa – EA e Cartuxa – e ainda uma seleção de produtos gourmet da região.

 

Uma ótima surpresa bem no centro de Évora, a repetir vezes sem conta!

ENOTECA CARTUXA

Rua Vasco da Gama, N 15

7000-941  | Évora

enoteca.cartuxa@fea.pt

Tel: +351 266 748 348

Se gostou deste artigo, partilhe!

Partilhas
0 comment

Também pode gostar