Não há nada pior do que chegar ao destino de férias e, ainda no aeroporto, descobrir que a sua bagagem foi extraviada ou danificada. Embora nunca nos tivesse acontecido, e já “despachámos” diversas vezes bagagem diretamente de Lisboa para destinos que exigem várias escalas, chegou a nossa vez!
Este é um dos problemas mais comuns a quem viaja de avião, o extravio de bagagem foi recentemente referido num estudo conduzido pela IATA como o principal receio de quem viaja de avião, acima de outros como a turbulência em voo e os atrasos.
Na nossa recente viagem a Miami (escala Madrid), despachámos 3 malas no porão e, como sempre ficámos com duas de cabine, onde por precaução costumamos colocar uma troca de roupa para cada um e alguns objetos pessoais.

Viagensa4 @aeroporto Lisboa

Viagensa4 @aeroporto Madrid
Nos aeroportos americanos, os procedimentos de entrada de turistas são tudo menos expeditos, somos controlados e voltamos e ser , por isso após o ultimo checkpoint pensámos, “ao menos agora chegamos à zona de bagagem e já temos as nossas à espera, vamos ter de ser rápidos por causa do transfer“.
Chegados à zona de recolha de bagagem…

Viagensa4 @zona recolha bagagem Miami
O caos estava instalado, e pela primeira vez aquilo que vimos e ouvimos tantas vezes aconteceu, onde estão as nossas malas? Estamos em Miami com os nossos filhos e nem uma mala, o que fazer?
PODEMOS CONFIRMAR, é realmente assustador não visualizar as nossas malas na zona de recolha, nem uma … o extravio de bagagem tem agregada uma sensação de pânico geral!
Mas calma,pense como nós, estamos de férias e tudo se resolve.
Primeiro…
Nunca sair da zona de recolha de bagagem sem contatar o responsável local da companhia aérea ou o gabinete responsável pelo handling.
Desse contato deve sair preenchido o PIR, é um formulário chamado Property Irregularity Report – em português Registo de Irregularidade de Bagagem. O PIR deve ser sempre preenchido quando alguma coisa acontece com a nossa bagagem (extravio, partir, sujar, for violada, etc). O PIR ou RIB é preenchido pela companhia aérea, contém informações sobre a bagagem (cor,tamanho, particularidades…) e um número de rastreio usado para todos os contatos acerca da mesma.
Segundo…
Informe-se junto da companhia aérea das condições para aquisição de produtos básicos (valor e tipo de produtos), assim como o procedimento a seguir.
Cumpridos os dois primeiros passos lá fomos rumo a Miami Beach e a um clima tropical, sem malas, chinelos,roupa, artigos de higiene, era hora de descansar, dormir e acordar bem cedo para ir às compras (patrocinadas pela IBERIA Airlines).

Viagensa4 em Miami 30 graus de botas e ténis
Terceiro…
Nunca se esqueça de guardar todos os recibos, artigos de higiene pessoal, protetor solar, vestuário adequado ao clima no destino (chinelos, t-shirts, calções…), e roupa interior são suportados pela companhia aérea.
Vamos às compras? A equipa Viagensa4 “suportou $400 ($100/pessoa)” que foram totalmente reembolsados pela companhia aérea no prazo que 15 dias.

Viagensa4 @Lincoln Road Mall Miami já com chinelos

Viagensa4 @miami compras | Vasco em acção!
E sim, na noite do segundo dia as nossas malas após uma visita à Finlândia, sim Finlândia, lá foram entregues no Hotel, que alívio…
EXTRAVIO DE BAGAGEM | DICAS
Coloque sempre uma troca de roupa na bagagem de mão;
Nunca perder os talões de registo de bagagem;
Não abandonar o local de recolha de bagagem sem contatar a entidade responsável;
Preencher sempre o documento PIR;
Informar-se dos seus direitos junto da companhia aérea;
Accionar o seguro de viagem;
Caso a viagem tenha sido adquirida com um cartão de crédito, accionar as coberturas do mesmo;
Se a bagagem “não aparecer” tem direito a uma indemnização;
Se gostou deste artigo, partilhe!
1 comment
[…] Lembram-se quando ficámos sem malas na viagem a Miami? Podem ver AQUI […]