Hilton Vilamoura recebe a Green Key 2021 e assume-se como a escolha para uma estadia sustentável!

by Viagensa4
Partilhas

A Sustentabilidade e o compromisso com a pegada ecológica são um caminho que o Hilton Vilamoura percorre desde o início, é a grande prioridade do melhor Resort de Portugal.  Com o objetivo de potenciar viagens e estadias mais responsáveis, há um constante investimento em duas áreas de impacto principais: a ambiental e a social.

A ambiental abrange a diminuição do consumo de eletricidade, poupança de água, redução de desperdício, e rede de abastecimento.

Na área social, a intervenção é feita através do serviço à comunidade, com a criação de oportunidades para os jovens locais, auxílio em catástrofes, defesa dos direitos humanos e desenvolvimento inclusivo.

“Hilton Travel With Purpose” é um programa da Hilton que tem como propósito contribuir para alcançar as metas ambientais até 2030 e, para a diminuição de emissão de carbono, ao incutir viagens e turismo mais sustentáveis, antecipando assim as tendências que chegaram do novo “normal”.

Há poucos dias, o Hilton Vilamoura recebeu, pelo oitavo ano consecutivo, a Green Key, https://greenkey.abae.pt/ , galardão internacional que promove o Turismo Sustentável, através do reconhecimento da implementação dessas boas práticas, num esforço mais significativo em quase dois anos de pandemia.

“ É um orgulho a cada ano receber este Galardão e, sentir que o Hilton Vilamoura tem como objetivo a melhoria contínua no que toca à Sustentabilidade. Sinto que há um longo caminho pela frente, no entanto, fico feliz por ver que a sustentabilidade e cuidado com o nosso planeta deixou de ser um assunto só para alguns e tem atualmente preocupações e metas mundiais. “Teresa Teixeira, Diretora de F&B do Hilton Vilamoura e Responsável pelas Políticas de Sustentabilidade do hotel.

Sobre o facto de conseguirem manter a Green Key há tanto tempo, a Eng. Alimentar de formação, refere que é relativamente fácil, pois a marca Hilton é pioneira em muitas iniciativas de caráter ambiental. Tendo, por exemplo, uma plataforma de gestão de resíduos e consumo energético bem como, definição de objetivos anuais de redução dos mesmos.

“O facto de podermos proporcionar à nossa equipa formação on-line sobre sustentabilidade facilita todo o processo e acrescenta valor, pois este “prémio” é um reconhecimento do esforço de todos. “

Esforço esse que superou o enorme desafio quando surgiu a Pandemia de Covid 19, quando o bem-estar e segurança de todos fez recuar alguns procedimentos que estavam projetados. No entanto, tem muita confiança no futuro e junto com a equipa procuram: “encontrar formas de retomar as nossas metas anteriores à Pandemia sem que isso coloque em causa a nossa segurança. Acreditar que podemos e devemos unir-nos para desenvolver projetos que possam reduzir o impacto ambiental da nossa empresa, da nossa Pegada de carbono… “

Situado no triângulo dourado algarvio, o Resort leva-nos a uma viagem de tranquilidade e paz por quatro hectares de jardins, cinco piscinas, o maior spa de Portugal Continental, cascatas e lagos. Os quartos e apartamentos, T1 e T2, são amplos e com vista piscina e golfe. Para atividade física existe um ginásio ao ar livre, com vista para as cascatas e um circuito para caminhadas e jogging no centro de Vilamoura, a apenas dois minutos.

As crianças têm um espaço muito especial, o “Paradise Island” com 3200m2, inspirado na história de Robinson Crusoe, onde podem viver aventuras divertidas sempre com a monitorização de profissionais de excelência.

Moscada, Aquarela, Cilantro e Ruby são os quatro restaurantes dentro do resort, com cartas assinadas pelo Chef Executivo André Simões, que nos levam a uma viagem ao melhor dos sabores algarvios e internacionais.  A gastronomia é mesmo a estrela do Hilton Vilamoura, com novidades de fazer crescer agua na boca, desde o “Prego Mar e Terra”, criado para homenagear a seleção nacional, às crepiocas e poke bowls, que podem degustadas nos dias de calor, junto à piscina.

Estas iguarias também fazem parte da carta do My. Almar, o quinto restaurante do Hilton, situado na Praia da Falésia, a maior de Vilamoura, a apenas cinco minutos do hotel, na concessão exclusiva para hóspedes, de acesso através do transfer que sai de hora a hora.

Para conforto e segurança de todos, clientes e colaboradores, apenas metade dos quartos irão ser ocupados, também as áreas comuns terão regras de distanciamento e, a limpeza e desinfeção continuarão a seguir o rigor de sempre, com a implementação de um programa exclusivo da cadeia Hilton em todo o Mundo, o Hilton CleanStayTM, além do selo “Clean & Safe” criado pelo Turismo de Portugal.

PRÁTICAS SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL:

  • Substituição dos copos de plástico usados pelo staff no Refeitório por copos de cartão;
  • Implementação de novas embalagens biodegradáveis para empratamentos de comida em Room Service + Food-to-go;
  • Substituição de palhinhas de plástico, por palhinhas de cartão;
  • Implementação de uma nova saqueta com talheres destinados a piscina c/ talheres de madeira e guardanapos;
  • Substituição de taças/pratos/formas de plástico em miniaturas usados em cocktail’s para itens biodegradáveis (bagazo);
  • Substituição das embalagens take away de plástico por caixas de cartão kraft;
  • Substituição dos sacos take away de plástico por sacos de papel kraft;
  • Os “sitcks” para homogeneizar as bebidas eram de plástico, atualmente são de madeira;
  • Os palitos usados pela cozinha em sandes são de madeira;
  • Utilização de folhas de papel recicladas nas impressoras;
  • Reciclagem dos tonners;
  • Utilização de papel eco nas cozinhas/refeitório/zonas de preparação;
  • Os rolos de papel higiénico do Housekeeping são eco;
  • Parceria com uma empresa para reciclagem de papel em que uma tonelada é convertida em €100 de alimentos para famílias carenciadas;
  • Aquisição de caixas mais sustentáveis para a equipa da cozinha acondicionar as mise-en-place;
  • Bicicletas para os hóspedes terem maior mobilidade e não terem que se deslocar de carro, evitando assim a emissão de gases;
  • Colocação de baldes de reciclagem em todos os escritórios e zonas de back office, apartamentos e quartos;
  • Torneiras com instalação de um redutor de caudal de forma a evitar desperdício de água;
  • Uso de produtos biológicos e locais na confeção da comida;
  • Parceria com Quercus para reciclagem das rolhas de cortiça; ·        
  • Doação de colchões a instituições locais.

HILTON VILAMOURA

Rua da Torre d’Agua, Lote 4.11.1B Vilamoura, Algarve,

8125-615, Portugal

Telefone: +351 289 304000

Fax: +351-289-304005

Email: Vilamoura_Reservations@hilton.com

Partilhas
0 comment

Também pode gostar