Hotel Casa Palmela
Por vezes aqueles locais de sonho estão bem mais perto de nós do que imaginamos, quando finalmente os descobrimos é sempre com um misto de admiração e aquela velha questão, como é que ainda não tinha vindo aqui? Este é sem dúvida o caso do Hotel Casa Palmela.
Ponto prévio, este é certamente o primeiro capitulo de uma longa história que vamos escrever com o Hotel Casa Palmela 🙂
Localizado em pleno coração do Parque Natural da Arrábida, o Hotel Casa Palmela situa-se na Quinta do Esteval, uma casa com uma história que remonta ao século XVII.
Ao passar o grande portão da entrada, um caminho ladeado de vinhas dá-nos as boas-vindas, estamos prestes a entrar numa experiência inesquecível, onde o glamour e história de séculos passados se funde com a sofisticação, decoração e um serviço de excelência.
A Casa…
Por todo o espaço existem recordações que contam a história da casa, desde fotografias, livros de estudo, móveis originais, conjuntos de chá, entre outras peças.
Cada quarto conta uma história única e tem o seu encanto particular. À entrada da Casa, há duas esculturas da autoria de Maria Luísa de Sousa Holstein, a terceira Duquesa de Palmela, conhecida como sendo a fundadora das Cozinhas Económicas.
Classificado como edifício de interesse público devido à coleção de Azulejos e Tetos Abobadados (reflexo da passagem dos Jesuítas pela quinta – que habitaram a casa durante o sec. XVII e início do sec. XVIII), a casa foi reabilitada no início dos anos 70 do sec. XX como residência do Marquês de Monfalim, filho do Duque de Palmela.
Bem-vindos ao Hotel Casa Palmela, um membro da Small Luxury Hotels of the World!
A nossa experiência…
Chegámos ao paraíso numa sexta-feira ao final do dia, o objetivo era visitar um local que nos trazia memórias –das boas – numa localização que não exigia uma grande deslocação e conhecer um Hotel do qual já nos tinham contado imensas coisas boas!
A Quinta do Esteval, conta com 70 hectares de propriedade, sendo 20 hectares destinados a vinha, de onde saem os bons vinhos – Moscatel e Tinto Reserva da família Palmela. É, ainda, composto por 21 quartos (incluindo quartos familiares) e 3 villas (de 2 e 3 quartos) com serviços exclusivos e personalizados.
As Villas ficam localizadas a apenas 50 metros da casa principal, são perfeitas para famílias.
Ficámos instalados na Villa Moscatel, uma charmosa Villa com 3 quartos, sala de estar e de jantar, cozinha totalmente equipada e um pátio exterior com vista para a piscina – exclusiva das villas.
Conforto, espaço, sofisticação, mas também muitas histórias marcam estas Villas, sentimo-nos de imediato em casa e isso é um ótimo sinal.
Tivemos oportunidade de visitar os quartos na casa principal… e já temos prometida uma visita para ficar numa das suites deslumbrantes do Hotel.
Acordar no Hotel Casa Palmela faz lembrar um conto de fadas, a comunhão com a natureza, as vinhas mesmo ali, a serra da arrábida como pano de fundo, o silêncio apenas interrompido pelo chilrear dos passarinhos e uma equipa sempre disponível para satisfazer todos os nossos desejos!
O pequeno-almoço, de excelência, foi entregue na nossa villa, existe sempre a possibilidade de nos deslocarmos à casa principal, mas a comodidade deste serviço foi imbatível!
O que fazer?
No Hotel Casa Palmela os dias correm mais devagar 🙂 ganhamos tempo e vida, e para quem quer desfrutar da quinta e da região ao máximo existem várias atividades disponíveis. Andar de bicicleta na propriedade e entre as vinhas (os miúdos adoraram), massagens, passeios a cavalo, percursos pedestres na serra de São Luís, passeios de barco, piqueniques além de atividades de enoturismo.
A tudo isto podemos juntar a proximidade ao mar e algumas das praias mais bonitas que temos em Portugal, e foi isso mesmo que fizemos após um revitalizador passeio de bicicleta rumámos às praias.
Que saudades tínhamos do Portinho da Arrábida, da Figueirinha, Galapos e Galapinhos entre muitas outras. Esta é sem dúvida uma das zonas mais bonitas do país!
De volta ao Hotel Casa Palmela e a um memorável piquenique.
Imaginem um enorme sobreiro no meio das vinhas, com uma vista única para toda a quinta, tudo isto com uma cesta de piquenique concebida ao detalhe para uma família, simplesmente perfeito!
Após o piquenique, nada melhor que uma caminhada pela quinta, e o que nós adoramos caminhadas!
Sabiam que apenas com uma caminhada de 20 minutos podemos chegar à zona de mar? Nós não sabiamos, mas quando voltarmos não vai falhar!
A Gastronomia…
Por aqui todos os detalhes são pensados de forma meticulosa, e assim foi nas refeições.
O Restaurante Zimbral apresenta-se com pratos de inspiração Portuguesa, procurando sempre a manter autenticidade e procurar os sabores mais clássicos da gastronomia da região.
Não falta o queijo e a torta de azeitão, os vinhos e excelentes pratos que honram os ingredientes e a tradição local. O Zimbral faz uma cozinha de tempero, com produtos de fornecedores locais e sempre que possível da própria horta.
Após uma tranquila noite de sono, nada melhor que uma visita ao Slow Wellness, entregámo-nos nas mãos da Ana Lopes, foram 60 minutos (bye-bye stress) que valeram por meia vida e nos prepararam para mais um dia de descoberta em plena natureza.
O Hotel Casa Palmela convida à fotografia 🙂 nós usámos e abusámos, até porque nos sentimos em casa.
Nós vamos voltar ao Hotel Casa de Palmela, e vocês?
Hotel Casa Palmela
Quinta do Esteval, Estrada Nacional 10, Km 33,5
2900 – 722 Setúbal Portugal
Telefone: +351 265 249 650
E: info-casapalmela@ouh.pt
Se gostou deste artigo, partilhe 🙂