Moncarapacho desde o Octant Vila Monte (PR1) | As nossas caminhadas #15

by Viagensa4
Partilhas

Moncarapacho é uma pequena aldeia situada no meio da zona rural de Olhão, a 25 minutos do aeroporto de Faro e 20 minutos do centro de Olhão.

Por ali predomina uma tradição que por vezes julgamos esquecida no Algarve, cheira a genuinidade, campos de laranjeiras, limoeiros e oliveiras, sempre com o mar no horizonte e a Fuseta como cartão de entrada para um fantástico mundo marinho proporcionado pela Ria Formosa e o Oceano Atlântico.

Visitámos a zona com o intuito de conhecer o fantástico Hotel Octant Vila Monte, mas como sempre, gostamos de explorar o melhor de cada local, e por aqui encontrámos o fantástico trilho PR1 que liga Olhão – Cerro da Cabeça e Moncarapacho, através de caminhos romanos que simplesmente adorámos.

O Cerro da Cabeça é a elevação mais oriental da Serra de Monte Figo. Localiza-se no concelho de Olhão. Esta elevação calcária é considerada pelos geólogos um monumento natural.

O trilho passa literalmente no Octant Vila Monte, foi por esse ponto que o começámos tendo como destino o centro de Moncarapacho. São cerca de 5km onde reinam os caminhos/muros ao estilo romano, Amendoeiras, Alfarrobeiras, Laranjeiras, Limoeiros, Oliveiras e todo um conjunto arquitetónico (ponte antiga, calçada romana, forno de cal) que nos leva a questionar se estamos mesmo no Algarve Litoral.

Ao chegar a Moncarapacho somos brindados pela quinta onde é produzido o famoso azeite Monterosa, proveniente de 15 hectares de oliveiras de Moncarapacho é considerado um dos melhores azeites a nível mundial. As azeitonas são apanhadas à mão e transportadas de imediato para o lagar, onde são moídas com mós de granito, num processo mecânico que remonta aos tempos romanos.

Foram aproximadamente 10 km de caminhada que tencionamos repetir, de forma a explorar o melhor que a zona tem para nos oferecer, a natureza, o ar puro, as vistas deslumbrantes e aquele cheiro a Algarve que adoramos!

Trilho bem assinalado, não aconselhado nas horas de calor intenso, a exposição solar e a inclinação do percurso “pedem” tempo fresco!

E vocês, têm feito algumas caminhas? 🙂

Partilhas

Também pode gostar