QUINZENA GASTRONÓMICA DO POLVO DA LOURINHÃ

by Viagensa4
Partilhas

Entre os próximos dias 20 e 30 de maio, a Lourinhã vai dar palco à 12ª edição do seu conhecido evento do mês de maio, a Quinzena Gastronómica do Polvo.

A iniciativa promovida pelo Município da Lourinhã visa preservar, valorizar e promover o acervo gastronómico tradicional deste concelho da região Oeste, bem como incentivar à inovação e ao desenvolvimento da economia local.

A edição de 2021 da Quinzena do Polvo conta com a adesão de 21 restaurantes da região que deixam o convite à degustação de pratos, dos mais tradicionais aos mais inovadores, onde o polvo do concelho é rei: Creme aveludado de polvo; Espetadinha de polvo e camarão com molho Teriyaki; Pataniscas de polvo com arroz de feijão; Polvo confitado com esmagada de batata e abóbora, perfumado com Aguardente DOC Lourinhã e Polvo em sous vide com linguini nero e couli de pimentos, são só algumas das mais de 50 iguarias criadas propositadamente para o evento.

A iniciativa já está a ser amplamente divulgada nas redes sociais do Município da Lourinhã, nomeadamente na página de Instagram @visitlourinha.ig onde serão promovidas lives de alguns dos restaurantes aderentes. No primeiro dia do evento será publicado nas redes sociais do município um vídeo de apresentação oficial e lançamento da Quinzena por parte do vereador responsável pelo pelouro do Turismo, João Serra e, no dia 22 de maio, às 12h30, haverá uma live do Chef Chakall através da página de Instagram @chefchakall.

Além da Quinzena Gastronómica do Polvo, o Município deixa o convite à visita e descoberta da região da Lourinhã e dos seus pontos de interesse como a Mostra Urbana de Dinossauros – um percurso com modelos de dinossauros à escala real no interior da vila, o Dino Parque – o maior museu ao ar livre de Portugal, o Museu da Lourinhã e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. No Moledo, poderá reviver os amores de Pedro e Inês, percorrendo a Mostra de Arte Pública, bem como descobrir as azenhas do Vale Cornaga e os moinhos de vento da Pinhôa.

Com uma linha de costa de 12 km, a Lourinhã oferece ainda uma vasta diversidade de praias, como Areia Branca, Areia Branca-Foz, Areal, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Em breve, poderá ser visitado um espaço museológico dedicado às tradições piscatórias: o espaço museológico Olhar o Mar, na vila de Ribamar. Este espaço propõe-se a preservar a história da pesca e dos pescadores da região e as técnicas e utensílios de navegação, orientação e comunicação no mar. Além disso, poderão também ser observados vários objetos tradicionais de pesca, nomeadamente do polvo.

“A apenas 45 minutos de Lisboa, a região da Lourinhã disponibiliza inúmeros pontos de interesse para residentes, visitantes e turistas. Seja pela sua reconhecida gastronomia local, pela sua galardoada Aguardente DOC Lourinhã, pelas suas magníficas praias ou pelo seu passado ligado aos dinossauros e à batalha que pôs fim à Primeira Invasão Francesa em Portugal, há muito para conhecer e experienciar na Lourinhã, tanto agora no final de maio, como ao longo de todo o ano.” – explica João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã.

Partilhas
0 comment

Também pode gostar