The Residence by Cenizaro | Futuro mais sustentável do turismo!

by Viagensa4
Partilhas

O programa de sustentabilidade dos hotéis The Residence sublinha o seu compromisso de inspirar mudanças para um futuro mais sustentável no setor do turismo.

A sustentabilidade desempenhará um papel cada vez mais proeminente no setor do turismo. Os hotéis The Residence, integrados no grupo Cenizaro, assumiram novos compromissos para inspirar a mudança do ponto de vista gastronómico, social e logístico com o objetivo de promover um turismo mais sustentável e consciente nas Maldivas e Zanzibar. 

Uma das iniciativas de ambos os resorts é o”Earth Basket”, lançado em junho do ano passado, que visa dar visibilidade à biodiversidade local de cada destino e fornecer uma variedade de produtos frescos de proximidade para consumo, com impacto positivo no ambiente através da reabilitação de terras degradadas.

The Residence Zanzibar: viajar de forma responsável é possível

The Residence Zanzibar

“O nosso objetivo a longo prazo é tornarmo-nos num resort totalmente eco-friendly, poupando papel e energia, digitalizando, removendo plástico, promovendo produtos orgânicos e locais na nossa cozinha e, não menos importante, com o envolvimento no desenvolvimento da comunidade local”, Syed Aftab,   Diretor  Executivo de operações e vendas The Residence  Zanzibar

Atualmente, o projeto“Earth Basket” está em desenvolvimento. A equipa do The Residence Zanzibar está a realizar um estudo de viabilidade para determinar quais as especiarias, frutas e legumes que podem ser cultivados, tendo em conta a sua compatibilidade com outras iniciativas que está a desenvolver relacionadas com a apicultura, criação de galinhas e cabras para melhor aproveitar os resíduos de compostagem.

Como parte do seu projeto de apicultura, o hotel doa colmeias de abelhas de forma a proporcionar oportunidades comerciais de pequena escala aos locais. O mel produzido é comprado pelo hotel apoiando os locais economicamente e, ao mesmo tempo, rotulado como produto 100% orgânico e local, de forma a preservar a autenticidade da tradição Zanzibar na cozinha do resort.

The Residence Maldivas: da redução de plástico ao “Earth Basket”

The Residence Maldives

De acordo com a sua vontade de reduzir o consumo de plástico, o resort das Maldivas eliminou completamente as garrafas de plástico, incluindo palhinhas de plástico.

Além disso, o projeto “Earth Basket” começou a dar frutos, de abril a dezembro de 2020 conseguiu colher mais de 3200 kg de frutas e legumes, incluindo papaia, melancia e beringelas.

“Abordamos a sustentabilidade numa perspetiva multidisciplinar, com pequenas mas eficazes ações, que vão desde incentivar os hóspedes a andar de bicicleta pelas ilhas em vez do buggy, até à redução do uso de papel, com códigos QR nos menus de restaurantes, ou reduzir a mudança diária de lençóis e toalhas”, Meenakshi Sundaram, diretor do The  Residence Maldivas. 

“Entre as nossas prioridades está também a proteção das 3000 árvores da nossa ilha e a promoção da auto-oferta através do cultivo de alimentos que depois servimos nos nossos restaurantes.”  Perante a crescente tendência de alguns resorts para removerem ativamente as suas pradarias marinhas -para satisfazer as expectativas dos viajantes- o The Residence Maldivas assinou um acordo de longo prazo com o governo das Maldivas para proteger as pradarias marinhas do país. A diversidade da vida marinha depende delas.

Para mais informação consulte o site The Residence AQUI

Partilhas
0 comment

Também pode gostar